domingo, 27 de janeiro de 2008










(fasciculo21)







2ª- O Metacentro (M) coincide com G.

Neste caso o equilíbrio é indiferente. A embarcação ficará inclinada, mantendo-se nessa posição.










fig 17 - Equilíbrio Indiferente







3ª- O Metacentro (M) fica abaixo de G.



Neste caso o equilíbrio é instável, e a embarcação continuará a adornar continuamente, até soçobrar. (fig 18)




fig 18 - Equilíbrio Instável



Servindo-se da técnica (fig. 19) do peso móvel deslocado no tombadilho, e lendo numa régua graduada o afastamento provocado num pêndulo imerso em água (para melhor estabilização), o engenheiro Sá concluiu, rapidamente, que com o lastro embarcado, a altura metacentrica (r-a) era positiva. O metacentro (M) situava-se acima do centro de gravidade ( G), sendo o seu valor de + 0,82.
Isto significava, que nesta situação, a Nau poderia navegar.


fig 19 - Ensaio altura Metacêntrica

(cont)

1 comentário:

Miguel Lourenço disse...

O que anconteceu à Nau Portugal construida pelo mestre Mónica para muitos considerado o maior construtor Naval em madeira do séc. xx em toda a Europa?